Saiba como faturar com produtos fora da estação

0

É possível vender biquínis no inverno e jaquetas no verão???

Assim como esses, existem diversos produtos que costumam vender muito em determinada estação e depois acabam sendo esquecidos.

Isso ocorre por conta da sazonalidade, que aumenta ou diminui o volume de vendas, dependendo do tipo de coleção, colocando  pressão nas suas finanças em determinado período.

No caso da moda infantil, a sazonalidade pode ser agressiva. Para sofrer menos com essa variação, separei algumas dicas que podem fazer com que o seu negócio tenha um caixa estável o ano todo, confira:

Promoção para queima de estoque

Com o início de uma nova estação, principalmente aquelas que marcam uma grande mudança na temperatura, é importante queimar seu estoque de estações anteriores, para apresentar o máximo de novidades possíveis para os clientes. Para isso, a melhor saída é oferecer promoções que incentivam o cliente a comprar, por exemplo oferecer descontos progressivos nas peças ou oferecer brindes nas compras acima de determinado valor. A queima de estoque é também uma oportunidade de movimentar seu fluxo de caixa.

Antecipação de compras

 É muito importante que o lojista esteja atento às novidades que surgem a todo momento para não ficar atrás da concorrência. Quanto antes você conseguir apresentar as trends do momento para seus clientes, melhor. Muitas pessoas gostam de garantir essas novidades antes mesmo do início da estação. Se você deixar para comprar muito em cima da hora, seu cliente não vai ter a possibilidade de comprar antecipadamente e você perde a oportunidade de fidelizá-lo, perdendo a credibilidade da sua loja. Então organize-se para as compras da nova coleção no tempo certo e também para garantir um preço interessante.

Outra vantagem de comprar com antecedência é a possibilidade de gerenciar melhor o seu estoque, evitando a possibilidade de deixar alguma tendência de fora. Também será possível trabalhar com um prazo maior para repor as peças.

Negociação com fornecedores

Fornecedores sofrem com a troca de estações assim como você, afinal se ninguém está comprando os biquínis na sua loja, você (e nenhum outro lojista) não estão comprando do seu fornecedor. Ou seja, todo o mercado dá uma parada.

É aqui que você pode se destacar. Negocie com seu fornecedor e tente comprar peças com desconto. Talvez você não consiga muito, mas é bem provável que você consiga uma condição melhor do que no auge do verão.

Mas o problema de contar com essa alternativa é que alguns modelos podem sair de moda e perder o valor. Além disso, também é necessário ficar atento ao espaço do seu estoque para evitar problemas no futuro.