Como a etnografia ajuda na identificação da persona do seu negócio

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Saiba como a etnografia pode auxiliar na identificação do público certo para o seu negócio.

A Etnografia é uma técnica que te ajuda a identificar seu público-alvo de uma forma mais assertiva, podendo facilitar o direcionamento de verba em vários aspectos, como por exemplo em divulgações.

O que é etnografia?

A etnografia se faz através de um estudo ou registro descritivo da cultura material de um determinado povo. É um método que utiliza coleta de dados e contato inter-subjetivo, ou seja a observação da interação com indivíduos, e permite um conhecimento mais aprofundado sobre eles.

Se você está buscando divulgar a sua empresa e fazer um marketing bem direcionado, esse conhecimento é o primeiro norteador que deve guiar a sua estratégia. Afinal, só assim é possível estruturá-la de uma forma que ela esteja personalizada para as pessoas específicas que você pretende atingir.

O que a etnografia tem a ver com o Marketing?

Ao buscar referências para conceituar a persona que representa seu público, você já pode ter encontrado diversas soluções. Geralmente por meio de pesquisas ou obtenção de informações por meio de formulários. Porém, nem sempre esses dados são suficientes para entender o padrão de consumo dos clientes.

A etnografia é capaz de produzir dados mais ricos porque eles se originam de uma observação direta da vida do cliente e da realização de entrevistas com um maior nível de profundidade. Os princípios de análise da etnografia tem início antes mesmo da compra, e só se finaliza quando o produto é descartado. As pessoas são individualmente analisadas quanto aos seus significados, à prática de consumo que geram, e ao estilo de vida que podem compor.

Aprofundando-se no consumidor

 A proposta é pensar nessa pessoa como alguém que está em constante controle sob suas decisões, e avaliando continuamente o papel dos produtos e serviços no seu dia a dia.

Entendendo o processo de consumo

As demandas dos clientes relacionadas a mudanças e inovações nem sempre são conscientes. E as formas de modificação que os consumidores propõe também não são explícitas. Observe o comportamento desses indivíduos. Facilmente você vai identificar, por exemplo, situações em que eles utilizam um produto fora do contexto para o qual ele foi criado e aplicando novos significados para ele.

Sendo assim, o processo de consumo se dá quando a pessoa pretende chegar a um fim. E ele é independente da alternativa que ela escolher para solucionar essa demanda. Cabe a você pensar numa maneira prática que seja a melhor opção.

Aprimorando a segmentação

Segmentar o público-alvo é um pré-requisito para qualquer estratégia de marketing. A proposta de segmentar a partir de um estilo de vida, por exemplo, foi algo proposto a partir de bases antropológicas.

Hoje, a etnografia propõe um aprimoramento no estudo desse lifestyle. Não é suficiente apenas obter dados sobre quais são os hábitos, interesses e preferências do seu público. Você precisa entender como essas informações funcionam como um todo, e porque elas se apresentam em um grupo de consumidores.

Como usar o Marketing Etnográfico na prática?

Essa metodologia promove o entendimento de valores, novos usos e práticas que os consumidores atribuem a produtos. Essa é a chave que pode te permitir prever o comportamento de consumo das pessoas que você quer atingir, para então estabelecer uma estratégia de marketing.

Veja algumas dicas para colocar os aprendizados sobre etnografia em prática:

  • Observe como o seu público classifica os produtos e serviços;
  • Entenda as classificações dadas e como elas são apropriadas no fluxo social. 
  • Além de compreender os rótulos e classificações, entenda a lógica por trás deles e o contexto em que são tomados. Lembre-se: o consumidor é autor e ator de suas escolhas. Não é o sujeito passivo, que aceita e responde às campanhas de marketing, nem o sujeito racional que faz escolhas individualmente. O contexto é sempre importante;
  • O consumo não é o fim, mas o meio. Consumimos com objetivos distintos, que condizem com nosso estilo de vida e com a nossa forma de classificar e nos apropriar de produtos ou serviços. Ao tentar compreender como um produto ou serviço é consumido, é preciso investigar como ele se insere na rotina de um grupo específico.

Marketing etnográfico é uma nova forma de fazer marketing para encontrar e atingir os clientes certos, é preciso olhar para além das questões superficiais. Ou seja, enxergar as verdadeiras questões que formam o processo de consumo do qual o seu produto faz parte.

Depois de analisar todas essas questões, está na hora de olhar com olhos mais bem informados ao realizar a segmentação do seu público. Boa sorte na sua próxima campanha!