veja porque vale a pena utilizar o chatbot na sua empresa

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Continue lendo e descubra os principais usos do chatbot para varejo e quais são as vantagens de contar com essa solução.

Os Chatbots são sistemas integrados à inteligência artificial, capazes de entender as solicitações do seu cliente e dar a resposta que ele precisa, tudo isso de forma automática.

Essa ferramenta tem diversas aplicações para o setor varejista e traz diversos benefícios para o seu negócio. Se você procura oferecer um atendimento, considere esta como uma forma de implementar suas operações. 

Vantagens do uso de chatbots nos negócios digitais:

1 – Atendimento ágil 

O consumidor quer um atendimento ágil. Mas as pessoas pensam para responder e é impossível atender e ter resposta rápida a diversos clientes ao mesmo tempo. Enquanto isso, os robôs dão respostas imediatas. Eles atendem grande demanda sem desgaste físico ou mental.

Isso quer dizer que os bots são melhores que os humanos no atendimento? Jamais! Mas eles são, inegavelmente, mais ágeis que as pessoas e isso pode reduzir e otimizar o trabalho da sua equipe.

2 – Focar os esforços da equipe de vendas em potenciais clientes

O uso de chatbot dá a sua equipe mais tempo para focar nos clientes que realmente precisam de atendimento personalizado e devem ser priorizados.

Isso não quer dizer que todos os clientes não devem ser tratados com atenção e cuidado. Mas imagine a seguinte situação:

Sua equipe é pequena e recebe X contatos diários, dessa quantidade apenas 2% querem realizar uma compra ou tem um problema que somente uma resposta personalizada resolveria. Os demais tem dúvidas simples que respostas automatizadas resolvem. Se sua equipe focar em atender todas as pessoas, provavelmente, não daria a devida atenção aos 2% que se tornarão clientes naquele momento ou que precisam do contato humano.

Percebe que direcionar o seu pessoal para contatar os clientes em potencial é mais vantajoso?

Os demais clientes, com dúvidas simples, também seriam bem atendidos e teriam suas dúvidas sanadas rapidamente, sem esperar por um atendente ocupado.

3 – Gerar mais vendas com a otimização da jornada de compra do cliente

É comum que na hora da compra o consumidor sinta dúvidas quanto aos produtos, a sua funcionalidade ou outras coisas que ele não encontrou no site.

Mas se você usa o chatbot como item fundamental da jornada do consumidor, essas coisas não serão empecilho para a finalização da compra. Muito menos a demora no atendimento, pois tudo poderá ser resolvido de imediato.

4 – Reduzir custos e eficiência no atendimento

Outra vantagem é a redução dos custos com o uso de bots no atendimento, isso porque você pode deixar o seu time mais enxuto, sem a necessidade de que eles atendam toda e qualquer dúvida do consumidor, concentrando-os apenas no que é necessário.

Essa mescla entre chatbot e assistentes humanos na mesma janela, permite maior eficiência no atendimento. Isso acontece porque os bots poupam os atendentes de responder perguntas frequentes que já podem estar prontas. Por sua vez, os atendentes respondem de forma personalizada aquilo que não está previsto e precisa de uma atenção especial.

Sempre é possível configurar as situações em que deve ocorrer a intervenção contato humano.