Aproveite a Black Friday para vender mais

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Uma data muito importante para o mercado americano vem ganhando proporções inimagináveis ao redor do mundo, no Brasil não foi diferente, a Black Friday teve seu início no mercado brasileiro em 2010 e causou uma mudança cultural na forma como consumimos.
Muitas pessoas aguardam o ano inteiro por esse dia, motivados pelo preço baixo e formas de pagamento diferenciadas.
Em 2018, a sexta-feira mais esperada do e-commerce, registrou um crescimento de 23% no faturamento, atingindo cerca de 2,6 bilhões de reais.
Você está pensando agora: – Muito legal, mas como eu posso participar desse grande evento? É viável tanto para o e-commerce, quanto para loja física?
Este ano, de acordo com o estudo “Temporada Black Friday”, do Google, em parceria com o instituto de pesquisa Provokers, o número de pessoas que farão compras pela internet, na data, será igual aos compradores das lojas físicas.

Fonte: “Temporada Black Friday”, Provokers 2017, 2018, 2019
Abaixo, vou apresentar 6 pontos cruciais que vão te ajudar a se preparar para esse dia:
1. Planejamento
Este ano a Black Friday será no dia 29/11, mas como um bom empreendedor você vai se antecipar =)
Faça uma análise do seu estoque, verifique se as peças disponíveis vão suprir a demanda. Caso não seja suficiente, faça uma reposição e não deixe para última hora. Os fornecedores possuem prazo e os seus clientes querem entrar na loja e encontrar o produto na data estipulada para a promoção.
2. Descontos
Seja honesto ao oferecer descontos! Muitas marcas perdem a credibilidade ao trabalhar com descontos falsos. Os clientes têm hoje muito acesso a informação e podem pesquisar e comparar com outras lojas.
3. Promoções
O que seus clientes estão procurando nesse dia é uma oportunidade de compra, algo que eles não encontram em outros dias, um fator que os motive em meio a tantas opções. Você precisa trabalhar com preços competitivos e isso significa reduzir a sua margem de lucro, mas não se preocupe, nesse caso você vai compensar com o volume de vendas. Faça uma análise e veja quais produtos você consegue ofertar nessa campanha.
4. Divulgação
Quanto antes você anunciar as promoções melhor. Os seus clientes precisam estar cientes que você vai participar da Black Friday, dessa forma eles também se planejam.
Um forma de fazer isso é usando as redes sociais. Crie posts exclusivos para essa data, chamando os clientes para a loja e mostrando todos os benefícios que terão nesse dia. Essa parte é essencial para que todo o seu esforço e planejamento funcione.
5. Prepare sua equipe
Mantenha todos alinhados, estabeleça as regras e foque no atendimento. Apesar de todo processo girar em torno de preço e promoção, os clientes sempre esperam ser bem atendidos e isso pode ser decisivo na finalização da compra e na experiência do usuário.
6. Marketplaces
Os marketplaces podem ajudar a aumentar a visibilidade da loja e o seu nível de competitividade. Pode parecer difícil competir com as grandes marcas em um dia como esse onde elas investem pesado, mas usar essas ferramentas podem te fazer alcançar um público que você não alcançaria sozinho.

Toda essa correria para apenas um dia? É mais que isso, a pesquisa do Google mostra que 76% dos consumidores entendem que o período de promoções não dura só entre a noite de quinta e a sexta-feira da última semana de novembro.
“A grande maioria dos consumidores entende que, no Brasil, a Black Friday é a semana, de segunda a segunda”, afirma Diego Venturelli, gerente de insights para o Varejo do Google Brasil.
E a pesquisa divulgada pela Zoom mostrou que 95% das pessoas pretendem comprar na Black Friday deste ano e 66% estão pensando em aproveitar a data para já comprar os presentes de Natal.
Entendeu porque essa pode se tornar uma data importante dentro do seu negócio? Então, aproveita para mergulhar nessa oportunidade e boas vendas.
Se precisar tirar dúvidas é só deixar nos comentários =)